Vilar dos Prazeres

| 7 Comentários | No TrackBacks

Com a passagem de Vilar dos Prazeres a vila, a antiga Charneca de Ourém está em destaque num Suplemento do Região de Leiria onde se dá a conhecer a sua história e suas características:

Vilar dos Prazeres foi elevada a vila, a 9 de Dezembro último, pela Assembleia da República. A localidade, conhecida pela indústria de mobiliário, passa a ser a terceira vila do concelho de Ourém, depois de Caxarias e Freixianda.
As primeiras referências históricas a Vilar dos Prazeres, a localidade que a 9 de Dezembro último ascendeu à categoria de vila por decisão da Assembleia da República, remontam ao século XIV.
Reza uma brochura da autoria de um filho da terra, de seu nome António Messias, que, pelo ano de 1300, existia no lugar “uma capela particular de Santo Agostinho pertencente ao reverendo padre Francisco de Sales, do mesmo lugar”.
Outros registos da Charneca de Ourém - assim era designado Vilar dos Prazeres até ao ano de 1950 – reportam-se ao período em que o lugar ostentou o título de sede da região. Tal ocorreu por um curto período de tempo e em virtude de a Colegiada ter sido “desalojada” do interior das muralhas do Castelo pelos inimigos castelhanos.
Mais referências à povoação e à sua história podem ser “bebidas” na história da capela local, em honra de Nossa Senhora da Esperança, que terá sido o primeiro templo pertencente à Colegiada de Ourém fora dos seus muros.

Continuar a Ler no Região de Leiria.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/493

7 Comentários

Sendo eu da Freixianda, pareceria mal não dar os parabéns a Vilar dos Prazeres. No entanto, a minha opinião acerca destas "elevações" é bastante crítica: para quê? O que é que se obtém com o estatuto de vila? Será que a Freixianda pode ser considerada uma vila? Não será isto uma forma de o poder autárquico "comprar" votos?

Gostaria de ver a a Freixianda corresponder ao título de Vila, com um melhoramento substancial da qualidade de vida. E isso passa por dinamizar a vida social, fazer as pessoas sairem de suas casas e participarem activamente seja em clubes, associações, tertúlias, etc...

Da mesma forma, pergunto: o que é que justifica que a localidade de Vilar dos Prazeres obtenha o estatuto de Vila? O facto de ter 2000 eleitores é, por si só, justificação?

Como dizia o João Heitor num comentário, aqueles que por aqui passam são uma minoria e, na sua maioria, até estão fora de Ourém. Para esses (entre os quais eu me incluo), é fácil falar mas espero que a minha crítica não seja desvalorizada por isso.

Existe algum mapa detalhado do percurso entre Torres Novas e o Castelo de Ourém a que possa aceder?

Parabens a VILAR DOS PRAZERES

QUEM DIRIA HA ALGUNS ANOS ATRAS QUE O VILAR DE MINHA ENFANCIA PASSARIA A SER UMA GRANDE VILA VIRADA PARA O FUTURO?

PARABEN E SUCESSO

SAO OS VOTOS DE UMA EMIGRANTE
ANSIOSA EM REGRESSAR !!!!!!!!!

patricia Barroso - FRANCA

Sim de facto estas elevações a vila são uma treta, de facto cheguei a pensar que traria algo para alem de impostos mais elevados...mas estava enganado.
Votos, não são os votos do vilar que fazem a diferença, ao contrario de Caxarias e Freixianda, Vilar não é freguesia...se não era Cidade...estou a brincar claro. Ourém anexou o Vilar para ser Cidade.

A única coisa "publica-camarária" que Vilar dos Prazeres tem deve ser o financiamento do relvado sintético do clube Vilarense e a escola primaria velha, que a bem pouco tempo a câmara queria deslocar para uma povoação com 20 alunos (vilar dos prazeres tem 120)...de resto nem um parque infantil, um espaço publico, NADA!!! É daqueles casos em que mais valia criar zona autónoma, e gerir-se com o valor dos seus impostos..estou novamente a brincar.

Quando era aldeia, Vilar dos Prazeres era a Aldeia mais industrializada do país. Agora que é Vila...é só uma Vila.

Vilar dos Prazeres tambem tem uma extensão de Saude...mas agora que é Vila está em vias de a perder, assim como esteve a bem pouco tempo em vias de perder a sua escola primária.

Só mudou o nome porque as infraestruturas continuam a ser as mesmas...em vias de piorar.

"É daqueles casos em que mais valia criar zona autónoma, e gerir-se com o valor dos seus impostos..estou novamente a brincar".Cito este comentário porque concordo com ele. Ceratamente teríamos mais proveito e a gestão seria transparente...assim para onde têm ido os nossos impostos??? não vi nada que tenha sido feito.

"É daqueles casos em que mais valia criar zona autónoma, e gerir-se com o valor dos seus impostos..estou novamente a brincar".Cito este comentário porque concordo com ele. Certamente teríamos mais proveito e a gestão seria transparente...assim para onde têm ido os nossos impostos??? não vi nada que tenha sido feito.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38