Onde está a oposição?

| 15 Comentários | No TrackBacks

Sobre a construção do Novo Intermarché de Ourém e da opinião do PS, nada se sabe. Só se sabe que aprovou a obra na última reunião de câmara. De resto é o silêncio. Ensurdecedor. Compreende-se. José Sócrates, o ex-ministro do ambiente, candidato a primeiro-ministro, deseja que o poder local se liberte do construtor civil para fazer obra e financiar-se. Só não explicou é como quer fazer isso. Pois. A Quercus vai fazendo o que lhe compete, mas estará sozinha na sua luta?

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/488

15 Comentários

Nice picture....

Sócrates vai fazer o que conseguir.
Mas fará, indiscutivelmente com mais consistência, rigor e empenho que Santana Lopes.
Quanto à oposição em Ourém ela existe, está atenta e intervem.
Porém, nem todas as questões, políticas, estratégias e demais acções políticas têm é de ser do conhecimento público.
Os partidos políticos não devem andar a "reboque" das necessidades de notícias, factos, escandalos, boatos e polémicas.
Devem estar, conscientemente a defender o bem comum e a procurar alcançar o mesmo, para todos.

João, pior que Santana Lopes, é difícil. Sócrates será o próximo primeiro-ministro de Portugal. Basta que não diga disparates e continue com o discurso do 'choque tecnológico', lance uns sorrisos, mantendo sempre a pose de Estado. Falemos então da oposição em Ourém e concretamento do PS. Desculpa que te diga, mas as tuas bonitas palavras revelam porque é que o PS nunca conseguiu ser poder em Ourém. Porque anda a reboque do PSD em muitas questões e esta é mais uma delas. O PS, se fosse poder também fazia o mesmo, aprovava o projecto. Agora, eu pergunto. O PS concorda com a violação do PDM? Se sim, para que serve afinal o PDM? O PDM foi feito para ser violado? A autarquia tem o direito de achar que o projecto deva ser aprovado, mas então se é assim que altere o PDM, que abdique dele até. Faça-o legalmente, cumprindo com todos os requisitos legais. Existe muita burocracia que torna todo o processo mais lento? Temos pena, mude-se o sistema, acabe-se então com os PDM's, mas façam-no em sede própria, nas Assembleias. E que os habitantes ou proprietários que moram ali, possam discutir a retirada e classificação dos terrenos como parte da REN/RAN. Porque apesar de não serem donos do terreno onde o Intermarché está a ser construido, tem o direito de rejeitar uma construção que os prejudique nas cheias que podem ocorrer daqui a um, dois ou dez anos. E é por isso que com esta aprovação da câmara, se eu tiver um terreno classificado numa Reserva Agrícola ou Ecológica e decidir construir casa própria a câmara também deverá autorizar com base num parecer jurídico que encomendei e que é favorável à construção. Não? Já não aprova? Então porquê? Afinal temos todos os mesmos direitos consagrados pela Lei ou uns são mais que outros? Vivemos num Estado de Direito ou numa República das Bananas? Isto não será a defesa consciente do bem comum, como tu próprio falas? Mas, se eu, na minha infinita ignorância estiver enganado e afinal tudo não passa de um boato da Quercus, o que acho pouco provável, que o PDM não está a ser violado e que o PS sabe mais do que eu neste assunto, então, não deveria haver um esclarecimento à população por parte do PS? Agradeço a tua participação, porque apesar de não concordar com o que PS fez ou deixou de fazer nesta questão, és dos poucos que dão a cara.

Fred. O PS nunca foi poder em Ourém porque os cidadãos deste Concelho sempre votaram à direita. Relembro-te ou informo-te que este Concelho foi dos poucos, ou senão o único, onde o PDC elegeu autarcas... O PDC, caso não saibas, situava-se mais à direita que o CDS...
Não é por o PS fazer ou não fazer oposição que vence ou perde eleições.
O PS está em minoria na Câmara. Sempre esteve.
Os vereadores do PS aprovaram a implementação do Intermarché naquele local porque confiaram nos pareceres e documentos apresentados pelo Presidente da Câmara e que provinham com aprovação do Ministério do Ambiente. Perante estes documentos e estando em minoria o que é que o PS podia fazer?
Acredita que se o PS fosse poder na CMO não era ali construido o Intermarché.
Se o PS fosse poder em Ourém o LIDL nunca tinha sido construído onde foi. Caso não saibas um ribeiro que ali se encontrava foi desviado para que o LIDL ali fosse construído.
Se o PS fosse poder em Ourém há muito tempo que existiam Zonas Industriais onde estas e outras infraestruturas seriam construídas. Se o PS fosse poder na CMO o PDM teria sido aprovado mais cedo. E seria cumprido à risca.
O PS não está a violar o PDM. OS vereadores do PS são 3 e a maioria da Câmara é cosntituída por 4. O PS tem-se manifestado contra muitas situações, tão ou mais escandalosas do que esta. Porém, há alguma notícia sobre isso? Não.
Quanto às tuas dúvidas/composições e teorias sobre leis e direitos, permite-me que te diga que os vizinhos nada podem ou podiam fazer relativamente àquela construção naquele local. Até porque não sei qual é a posição das pessoas que habitam naquelas 6 ou 7 casas que por ali se encontram. Talvez estejas a querer defender posições que as próprias pessoas não assumam ou defendam. Contudo, não imputes ao PS a responsabilidade que ele não tem. A posição da Quercus tem sido correcta enquanto Associação Ambiental. O cidadão José Alho, que foi candidato a Presidente da Assembleia Municipal de Ourém e que é deputado pelo PS na Assembleia Municipal tem debatido exaustiva e afincadamente este temas em todas as Assembleias Municipais. Estás a cometer uma injustiça ao dizer que o PS não faz nada. As declarações de José Alho, o Comunicado do PS sobre este tema e a entrevista que o vereador António Gameiro deu à TVI parecem-me suficientes para expor a posição do PS relativamente a este tema.
Continuo a relembrar-te que não concordo com a localização do Intermarché naquele local. Porém, entendo que agora há que minimizar os danos ambientais e concluir a obra com as mais inovadores e exigíveis qualidades de construção que aquele espaço requer.
Se há culpados nesta questão, são desde o 1º minuto o PSD. Têm sido eles que têm aprovado e consentido as maiores barbaridades ambientais, urbanísticas entre outras que tenho assitido nos últimos 20 anos nesta terra.
Apesar da maioria da população ser de direita neste Concelho, acredito que nas próximas autárquicas o PS vai vencer. As pessoas estão cansadas desta gestão que cria situações destas, diariamente.
Depois do PS vencer, corrigir os erros e rasgar novos projectos, então aí, relembra-nos das responsabilidades que temos de assumir. Até lá, dá força ao PS, porque é a única força política capaz de fazer mais, melhor, diferente e bem por Ourém.
Já agora. Tu, eu e a maioria das pessoas que vêm ao Castelo preocupam-se com questões como estas. Seremos aqui pelo Castelo, num número máximo umas 200 pessoas que lêm estes textos e que se indignam com estas situações.
Agora vai a Espite, ao Cercal, a Formigais, à Gondemaria, à Freixianda e coloca esta questão à maioria das pessoas. Depois de o fazeres dá-nos conta das respostas.
Sempre disponível, com elevação, respeito e urbanidade para debater estes e outros temas.
Abraço
João Heitor

Estas frazes, "Não é por o PS fazer ou não fazer oposição que vence ou perde eleições.","O PS tem-se manifestado contra muitas situações, tão ou mais escandalosas do que esta. Porém, há alguma notícia sobre isso? Não. Obrigam-me a fazer dois comentários, o primeiro é se não é por o Ps fazer ou não oposição que vence ou perde eleições mais vale não estar lá. O segundo comentário é se não há notícias sobre isso porque não fazer um serviço público e divulgar aqui as situações escandalosas que o Ps denuncia. Beijinhos e Abraços.

Infelizmente, hoje em dia, neste país, só se pode ser diferente se se for de esquerda. Como a memória é curta e em 3 anos tudo se perdoa, lembrem-se que no tempo em que uma direita séria geria o concelho de Ourém, havia um hospital, compraram-se os actuais terrenos do cinema, piscinas e mercado... enfim... era um concelho com uma perspectiva de futuro um pouco diferente da actual. No fundo, pouco me interessa a cor desde que cuidem bem do concelho que defendo e defenderei esteja quem estiver a geri-lo. Onde estão os políticos? Os maus basta ler jornais, blogs e outros que tais para os encontrar; os bons são demasiado bons para se darem com os maus...

João, excelente resposta, mas parte do que disseste vem corroborar o que já pensava. Vamos por partes. Começando pelo que aqui dizes (a itálico):

Fred. O PS nunca foi poder em Ourém porque os cidadãos deste Concelho sempre votaram à direita. Relembro-te ou informo-te que este Concelho foi dos poucos, ou senão o único, onde o PDC elegeu autarcas... O PDC, caso não saibas, situava-se mais à direita que o CDS...

OK, já todos nós percebemos o quanto é difícil a um partido de Esquerda, ou mesmo Centro-Esquerda que é o PS ganhar eleições num concelho de Ourém que sempre foi de Direita, daquela velhinha e tradicional. Basta recordar Fátima. Aqui tudo bem. Mas agora, esta frase:

Não é por o PS fazer ou não fazer oposição que vence ou perde eleições.

Aqui discordo redondamente. Um partido político é sempre julgado pelos seus actos, estando ou não na oposição. É julgado quando é poder, pelo que fez enquanto lá esteve mas também é bastante julgado pelo que fez ou não fez do lado da oposição. Embora estando em minoria na oposição, um partido político não pode abster-se de ser responsabilizado, tanto mais não seja como uma obrigação que tem para com os seus eleitores, por quem os elegeu. Embora não possam decidir porque não são poder, podem votar contra, a favor ou optar pela abstenção marcando uma posição, representando a sua base eleitoral na Câmara.

O PS está em minoria na Câmara. Sempre esteve.
Os vereadores do PS aprovaram a implementação do Intermarché naquele local porque confiaram nos pareceres e documentos apresentados pelo Presidente da Câmara e que provinham com aprovação do Ministério do Ambiente. Perante estes documentos e estando em minoria o que é que o PS podia fazer? Acredita que se o PS fosse poder na CMO não era ali construido o Intermarché.

Bem, o que é que o PS podia fazer? Podia votar contra o projecto na Corredoura, enquanto não fossem esclarecidos em sede própria, ou seja, no Tribunal, todas estas questões legais. E isto, para mim é ser coerente. Por um lado o PS diz que se estivesse à frente da Câmara não tinha aprovado o projecto, mas depois vem aprová-lo porque uns pareceres jurídicos feitos por uma empresa de advogados a pedido da câmara depois de ter sido embargada a obra são suficientes para provar que não existe violação do PDM. Repara, põe-te no lugar do Zé (ou da Maria, não me acusem de machista), um cidadão comum, que soube do assunto, pelo que leu nos jornais, do que lhe disseram no café, viu as obras pararem, e de repente tudo é aprovado novamente, sem uma única alteração no projecto, com a Quercus a afirmar que vai interpor nova providência porque continua a referir o PDM, processo a decorrer no Ministério Público, e com o aval da oposição, não achas que o Zé vai achar que o PS se colou ao PSD nesta questão? Que PS e PSD sejam a mesma coisa? Que o PDM pode ser sempre ultrapassado por quem tenha dinheiro para encomendar pareceres jurídicos a uma empresa de advogados de Lisboa? São estes episódios que geram falta de confiança nos partidos e nos políticos, minam a credibilidade das instituições e mais, minam o próprio sistema político. Eu não acuso o PS de violar o PDM, até porque é oposição, nunca poderia fazer isso e até posso acreditar em ti, que com o PS uma série de construções teriam sido construídas em locais apropriados. Mas um partido é julgado não só pelo que diz, mas sobretudo pelo que faz. Por outro lado, se o PS acha que o assunto está encerrado, que o projecto está perfeitamente legal, porque é que não esclarece a população? Falas nas declarações de António Gameiro na TVI e de José Alho nas Assembleias. É verdade, mas isso só não chega. Quantos saberão disso? Não existe informação em Ourém, existem é boatos! Porque é que é difícil saber o que pensa e faz o PS? É descriminação dos jornais locais? É falta de uma articulação no gabinete de imprensa? Em tempos chegou-em ao correio um Infomail da Concelhia do PS. É um começo, mas não chega. Porque é que a JS ou o PS não fazem um blog para que aqui no Castelo se divulge o que fazem e informar das barbaridades que dizes que o PS está farto de divulgar? Só para te dar uma idéia e para não ir muito longe, o PS de Tomar tem um blog, tal como a JS de Tomar, o PS de Torres Novas, a distrital do PS de Santarém, o PS de Mação e a JSD distrital de Santarém. Não te esqueças que um blog não chegará a todo o concelho, sobretudo um concelho rural como Ourém, em que se ninguém lê jornais, Internet então é para poucos, mas das 200 pessoas que diáriamente visitam este blog, muitas delas escrevem em jornais locais e a palavra espalha-se. E sempre farei o mesmo por outros partidos que queiram enviar informação, desde que não seja o discurso de campanha.

Apesar da maioria da população ser de direita neste Concelho, acredito que nas próximas autárquicas o PS vai vencer. As pessoas estão cansadas desta gestão que cria situações destas, diariamente.

Só espero é que o PS não esteja à espera que o poder lhe caia nas mãos, quando o PSD já não se segurar por si próprio. Faz-me lembrar um certo governo em gestão.

Depois do PS vencer, corrigir os erros e rasgar novos projectos, então aí, relembra-nos das responsabilidades que temos de assumir. Até lá, dá força ao PS, porque é a única força política capaz de fazer mais, melhor, diferente e bem por Ourém.

Oh João, mas eu gostava tanto de saber o que o PS Ourém pensa e propõe para Ourém, como qq outro partido...

Um abraço, Fred

Bem, mmangas, a tua última afirmação foi um bocado infeliz, não? Então só os políticos maus é que se encontram nos jornais e blogs?

Em primeiro lugar, acho que é salutar ver que finalmente aparece alguém ligado à vida política (a devida vénia ao Dr. Sérgio Ribeiro, mas esse já "é da casa" :D) a escrever aqui n'O Castelo.

Realmente faz falta perceber quais são as propostas do PS local para o concelho. As autárquicas são no final do ano e, não fossem as antecipadas, já andaria toda gente a pensar nisso.

À parte do melhoramento das estradas, pouco mais se consegue descortinar do que os dois partidos pretendem fazer quando se aproximam as eleições locais. Não vejo grandes projectos, intervenções profundas... Mas concordo que nunca foi dada oportunidade ao PS para mostrar trabalho.

Nisto o que me preocupa é o facto que, ainda sendo oposição, o PS Ourém parece já comprometido. Caso contrário, porque é que votaram favoravelmente nesta questão da violação do PDM?
Talvez uma pouco mais de informação pudesse esclarecer este assunto.

Que fique bem claro: sou um apoiante/militante do PS, mas isso não me impede de criticar abertamente o meu partido e as suas opções.

Fred. Quando escrevi que não era por o PS fazer oposição que ia ganhar eleições, referi-a a uma determinada oposição que muita gente defende e que eu sou contra. Explicando melhor. Há quem defenda que o PS deve votar contra tudo o que aparece na Câmara Municipal. Eu acho que há temas, prioridades, obras que devem merecer por parte da oposição, mesmo os seus votos não condicionando as decisões, a aprovação.

Relativamente ao projecto do Intermarché, o PS divulgou a sua posição, em Comunicado, emanado da Comissão Política. Foi reforçada, por diversas intervenções nas Assembleias Municipais.
Se houver mais algum esclarecimento ele será feito e tornado público no próximo Boletim Informativo.

Quanto a Blog's políticos, acho que de momento o PS não criará nenhum.
O Núcleo de JS Ourém lançou agora uma página.
O PS vai ter também uma página.

Relativamente às autárquicas e respondendo também ao Marco, o PS tem defendendo um conhjunto de obras estruturantes e vitais para o desenvolvimento do Concelho: via rápida que ligue Fátima a Freixianda, passando por Caxarias, Rio de Couros; uma via circular à cidade de Ourém; a dinamização das Zonas Industriais; um plano concertado com as associações culturais e desportivas na construção de uma real e concreta política cultural e desportiva... Entre tantos e tantos temas. Tem estado tudo nos programas autárquicos do PS. Infelizmente actuais, porque de 4 em 4 anos os problemas persistem ou agravam-se.

O problema do PS não conseguir passar as suas notícias já é antigo. Mas a publicação do Boletim Informativo veio preencher essa lacuna.
O 3º número vai sair daqui a pouco.

E Fred o que o PS pensa é escrito nos jornais do Concelho, dito nas Assembleias Municipais, defendido nas reuniões de Câmara. E vai ser (re)dito depois das Eleições Legislativas, quando tratarmos do processo autárquico.

Abraço Fred e Marco.

PS-Fred não leves o Miguel a mal. Eu já o conheço. Ele por vezes recorda com saudosismo um CDS que neste Concelho fez bem. Pena foi que esse CDS já não exista. Pena para todos nós. Porque esse CDS fazia falta ao Concelho. E o PSD só é poder porque o CDS foi dividido, o PSD sobiu ao poder e nunca mais de lá saiu. Estes desabafos do Miguel, são resultantes de factos históricos, que eu também entendo.
Abraço

Para acabar, eu não acho que se deva votar 'contra' por tudo e por nada. Só acho que a votação tem que ser coerente com o que se defende. Em segundo lugar, uma coisa que tem faltado ao PS Ourém é dinamismo. Vamos ver se isso se altera.

Quem por aqui quis branquear duvidosas (obscuras) posições ou é tolo ou pensa que a malta que por aqui lê anda a dormir. Fred tens sido um moderador impecável.

Fred. Vai haver Assembleia Municipal na próxima Sexta Feira. Possivelemnet não poderei ir por me encontrar a leccionar. Porém, sugiro-lhe que vá e que assista. Vão falar sobre a obra da Corredoura. Talvez possa esclarecer as suas dúvidas relativamente às posições do PS no que concerne a este tema.
Abraço

Gostaria de ir mas nessa altura estarei a trabalhar. Fica para outra oportunidade. Se algum visitante deste blog for e quiser contar o que viu e ouviu poderá aqui publicar as suas impressões.

Tenho uma grande vontade de entrar na vossa interessante troca de opiniões e comentários sobre a política oureense. Queria, no entanto, fazê-lo de forma calma e tranquila e não sob pressão, e de pressão têm sido os meus últimos dias e semanas.
No entanto, não resisto a vir à liça depois do que li do JH. É que a minha grande dúvida não é se o PS-Ourém é oposição, mas sim quantas “oposições” é (ou não é).
No “caso da Corredoura”, e das coisas à volta do Intermarché, com esta da “cereja bichada” da utilidade pública sobre o “bolo podre” e requentado, verdadeiramente inacreditável, qual foi a (o)posição dos vereadores PS?, e qual vai ser a (o)posição dos membros PS na Assembleia Municipal?
E a situação não é única. Longe disso. Em questões que diria definidoras aconteceu o mesmo: ou ausência de oposição ou duas “oposições”. Por outro lado, é preciso não esquecer que 3 vereadores em 7 é um peso significativo, bem mais que o dos membros PS na AM e mais um presidente de Junta (que nem do PS é) face aos eleitos pelo PSD e mais 17 presidentes de Junta, para além da diferença entre os dois órgãos.
Dito isto, estou expectante relativamente à sessão da AM do dia 4. Tenho uma reunião em Lisboa, sobre as pescas e ainda sobre o meu relatório do Parlamento Europeu (que vai dar “pano para mangas”), mas espero libertar-me a tempo de chegar às Matas… num dever de cidadania.
Pelo nosso lado, e falo agora em nome do PCP-Ourém, cá vamos fazendo aquilo para que temos força. No plano institucional, com a força que os eleitores nos dão e bem pouca é. O que não impediu, sobre este “caso”, termos feito, há uns bons meses, um requerimento na Assembleia da República, que ainda espera resposta. E, em relação ao argumento absolutamente falacioso que a Câmara parece ir invocar da segurança na ponte e curva da Corredoura, devemos lembrar que, todos os anos, em discussão de PIDDAC, a deputada de Santarém, a Luísa Mesquita, propõe, por proposta nossa, uma verba para esse troço tão perigoso, que é sistematicamente rejeitada, ou pelos deputados do PS (com o célebre deputado limiano para terem maioria) contra os votos nossos, apoiados pelos do PSD, PP, Verdes e BE, ou pela maioria PSD-PP, contra os votos nossos, apoiados pelos do PS, Verdes e BE.
A força que temos é… a que temos, mas não desistimos e insistimos, na esperança (tempo do verbo esperar) de que um dia quem se diz de esquerda prefira entender-se com quem defende políticas de esquerda do que fazer as que, com rótulo de esquerda, de nenhum lado são, ou fazem as políticas que a direita quer que sejam feitas.
Esta é a minha opinião… com o devido respeito pelas outras.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38