A Renovação da Classe Política

| 1 Comentário | No TrackBacks

A propósito do artigo que aqui publiquei, Ar Puro, surge mais um texto no Público, abordando a questão da renovação da classe política. Escrito por Rui Valada (referido como militante do PSD, numa curiosa ala reformadora, quiça quixotesca), diz tudo preto no branco e que o problema é da falta de democracia interna nos partidos:

Os partidos são hoje hostes profissionais de assalto aos cargos públicos e o seu quadro permanente de oficiais já está preenchido. Novos recrutas só se pretendem para os lugares do fundo da hierarquia, desprendidos de ambições ou suficientemente pacientes para saberem aguardar a sua vez. Fora dos partidos consegue medrar alguma preocupação com a renovação da classe política; dentro deles, falar nisso é quase uma blasfémia. Há excepções, claro, mas mantêm-se discretas. É pois ilusório pensar que irão chover convites às pessoas competentes da sociedade civil ou que haverá a preocupação de as atrair. Na óptica dos dirigentes, gente que pensa pela sua cabeça é uma ameaça. E que algum dia se estabeleça um qualquer sistema de cotas para políticos não profissionais, conforme já foi proposto, é duvidoso. Se vier a acontecer, a sua expressão será tão limitada e inócua que nela se reconhecerá o contorno demagógico de uma mera operação de maquilhagem.

Link para o artigo completo no Público.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/455

1 Comentário

e esses políticos seriam independentes de quê? Ou melhor que razões/motivações inerentes à natureza humana não estariam presentes ou representadas nesse regime de cotas? Que garantias teria tal sistema para ser melhor. quando bastaria a imputação de responsabilidades e avaliação de desempenho pelos actuais orgãos existentes. É que por vezes pareçe exigir-se mudanças totais para que tudo fique na mesma. Ou muito me engano ou pelas qualidades e argúcia bem me pareçe que também hás-de ter a tua oportunidade que não desperdiçarás nesse mesmo sistema que propões reformar!

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38