Proprietários obrigados a recuperar prédios degradados

| 5 Comentários | No TrackBacks

Segundo notícia do Jornal de Leiria:

Os proprietários de prédios degradados na zona mais antiga da cidade de Ourém vão ser obrigados a recuperar os edifícios. A Câmara Municipal está a notificar os responsáveis pelos imóveis, dando-lhes um prazo para avançar com as obras. Em causa estão cerca de duas dezenas de prédios, localizados nas praças da República, Mouzinho de Albuquerque e Agostinho Albano de Almeida, onde recentemente terminaram as obras do Urbcom.
O presidente da Câmara, David Catarino, explica que o objectivo do município “é recuperar a envolvência das praças”, onde foram investidos “muitos milhares de euros” na beneficiação do espaço público. “O trabalho de embelezamento da zona só ficará completo com a recuperação dos prédios”, afirma o autarca, manifestando-se satisfeito com a adesão dos proprietários.
Segundo o edil, vários particulares já avançaram com obras “sem precisarem de notificações”.

Um comportamento que David Catarino atribui ao investimento efectuado nas praças e ruas envolventes. “A obra feita funciona como factor motivador para que as pessoas se empenhem na beneficiação dos seu edifícios”, sustenta.
A deliberação da Câmara para notificar os proprietários foi tomada depois de vistorias feitas pelos serviços técnicos da autarquia, que identificaram 18 prédios a necessitarem de obras, sobretudo ao nível das fachadas. Agora, os proprietários têm 90 dias para procederem de acordo com o resultado das inspecções. Caso contrário, o município toma posse administrativa e procede à execução das obras, a expensas dos proprietários. Mas David Catarino mostra-se confiante que não será necessário recorrer a essa medida, frisando que as pessoas estão “bastante receptivas à reabilitação”.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/409

5 Comentários

Acho correcto que a Câmara proponha aos proprietários dos predios as obras necessárias à dignificação de um espaço que teve obras, independentemente do acordo ou não com as mesmas. Assim e, para dar o exemplo, a Câmara deve iniciar esse processo fazendo o mesmo com os seus edificios no mesmo espaço, como seja o antigo mercado. Por outro lado talvez a ameaça de atitudes coercivas não seja a melhor forma de levar as pessoas a colaborar.

Venha a dinamização dos espaços das praças (há pelouro para isso?)para que as obras a realizar não sejam só pintadelas nos edifícios. Tal dinamização deve ser convincente para que os proprietários achem que vale a pena o investimento.
Já agora, para quando a reabertura duma rua próxima que se encontra fechada ao trânsito, há cerca de 2 anos, com tanta carência de estacionamentos na zona e de fluidez de trânsito?

Estou de acordo com esta medida. Vamos esperar para ver se a colaboração entre proprietários e câmara funciona.

Eu acho a ideia óptima e considero-a fundamental para se inciar a revitalização desta área nobre da cidade de Ourém, que em muitos aspectos se apresenta completamente degradada e decadente. O ambiente e ordenamento do território agradecem, assim como os oureenses que desta forma talvez vejam a sua qualidade de vida melhorar ligeiramente. A ver vamos se a iniciativa chega a bom porto e se não passa duma mera operação de cosmética ou de cuidados paliativos.

Eu não gostei, acho que vocês estão muito ruins...viu...devem melhorar...

Bjusss;;;do gostoso Zéeeeeeeeeeeeeeeee

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38