Prioridades

| 5 Comentários | No TrackBacks
Num destes dias, ao chegar a Ourém vindo de Fátima pela estrada de Alvega, deparo-me com uma nova camada de alcatrão, desde o cruzamento de S. Sebastião até ao de Pinhel. Ainda bem. A estrada estava em muito mau estado e quem a usa todo o dia de certeza, aplaude. É pena que quando circulemos na cidade, esta ande mais esburacada do que muita aldeia limítrofe. Acontece que a sinalização horizontal, que o João logo apontou, ficou para trás. Quem circula agora no novo pavimento, não se apercebe das marcações e delimitações por onde deve circular. Os aceleras estão contentes, porque para além de terem bom piso, deixaram de ter traços contínuos. E o cruzamento de Pinhel, sítio já conhecido por ter acidentes, ficou completamente às escuras num sítio perigoso que deveria estar bem sinalizado, sobretudo porque não existem redutores de velocidade para quem venha de Leiria para Ourém e passa ali em grande velocidade. Como é possível um percurso e cruzamento desta importância não estar sinalizado? Já passou um mês, quase de certeza. Quanto tempo mais é que levarão a concluir o que ficou por fazer? Depois, vivemos num país em que ninguém assume responsabilidades. A autarquia poderá dizer que a estrada é da competência do Estado. O Instituto das Estradas poderá dizer que não, que não está sinalizada por culpa do empreiteiro que se desculpará com outra empresa. E assim por diante. Ontem, fiz o percurso na estrada que liga Caxarias a Ourém, e mais uma vez, a maior parte da estrada está mal sinalizada e reparo que o cruzamento para o Olival está também muito mal servido. Já aqui se falou da sinistralidade rodoviária no concelho, aponta-se o dedo à falta de civismo dos condutores, mas não é demais afirmar que as estradas que temos actualmente também contribuem para esse mal. E não é apenas uma questão de dinheiro, de mais alcatrão ali ou acolá. Trata-se sobretudo, de organização, de sinalização, de preocupação pelos acidentes que a população sofre, reunir números, verificar estradas, rever sinais, colocar outros, meter rotundas em vez de cruzamentos ou vice-versa (porque não?), tentar melhorar sempre a vida a quem circula de carro mas também a quem ande a pé. Isto deveria ser uma prioridade, sempre. Nota-se uma preocupação em 'arrumar' a zona envolvente do novo mercado, vi ali finalmente uma rotunda a ser feita (só espero que não a estraguem com pedra ou uma fonte no meio), mas não vejo semelhante preocupação por outros sítios que bem mereciam. Deixo esta nota, como desabafo. Gosto muito de Ourém, mas gostaria ainda mais se tivesse outro reparo, outro cuidado. Alguma vez isso acontecerá?

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/428

5 Comentários

è pertinente o post do Fred. Quanto ao estado do piso de algumas ruas de Ourém, basta transitar na Av. dos Bombeiros Voluntários de Ourém para sentir vergonha pelo estado miseravel em que se encontra (apenas uma das principais entradas na cidade ). Triste sina esta, de viver numa "Républica dos Tugas ". saudações

Bem vistas as coisas, ourém acaba por não ter um único acesso de jeito para além dos acessos pela N.113, quer seja pelo lado de Caxarias onde a estrada está uma vergonha com remendos em cima de remendos misturados com buracos de falta de pavimento até aos semáforos, quer seja pelo Regato, onde se passa exactamente a mesma situação, temos ainda a ponte do Carregal onde ainda falta pavimentar uma parte antes de chegar à dita rotunda, que a meu ver é completamente despropositada. É certo que parte destes assuntos não são da total competência da CM mas devia haver mais preocupação por parte da mesma visto que as estradas já estão assim à muitos anos.

Há dinheiro para muita coisa nesta terra. Há dinheiro para um "salão de negócios". Há dinheiro para construir pavilhões e anos mais tarde deitá-los abaixo (e neste caso, sem respeito pelo trabalho do vereador Serrano, que tinha dado o nome ao Pavilhão que existia na feira e que agora está a ser desmantelado)... Há dinheiro para mil e uma coisas. Mas para determinadas prioridades... rien, niente!
Se as estradas são nacionais a Câmara que as arranje e mande a conta para o Instituto de Estradas de Portugal. Ou então debitem nas despesas pessoais de Pedro Santana Lopes!

Agora que o Sampaio vai dissolver a AR, mandem a conta para a ilha da Madeira, que o Alberto João coloca lá nas despesas da ilha, para os do "Contnente" pagarem...

E já pagaram o terreno de acesso à ponte do carregal?

Ou será que estão á espera que seja oferecido?

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38