A eficácia dos ecopontos

| 1 Comentário | No TrackBacks

Segundo um artigo do Diário de Notícias:

O sistema de recolha selectiva de resíduos porta a porta é mais eficaz e mais barato do que o sistema dos ecopontos, possibilitando a recolha de maiores quantidades de materiais para reciclagem. As conclusões são de um estudo do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) realizado em Dezembro de 2002, a pedido do Instituto dos Resíduos.

O estudo «A Recolha Selectiva Porta-a-Porta no Sistema de Recolha Diferenciada de Resíduos Sólidos Urbanos» demonstrou que este sistema fornece, para a reciclagem, mais 485 por cento de plástico/metal e mais sete por cento de papel/cartão do que os ecopontos. Além disso, o custo da recolha e triagem de embalagens através deste sistema representa apenas 41,09 por cento do custo da recolha através de ecopontos.

Face a estas conclusões, os ambientalistas da associação Quercus enviaram uma carta ao ministro do Ambiente, Luís Nobre Guedes, a apelar para a necessidade de alargar a recolha selectiva porta a porta a todo o País. Até porque, segundo referiu ao DN Pedro Carteira, da Quercus, «este sistema tem a vantagem de introduzir a recolha de resíduos orgânicos (restos de comida) ao domicílio». Este tipo de recolha prevê que os consumidores depositem à porta de casa materiais selectivos, em determinados dias da semana.

Lurdes Carreira, do Instituto de Resíduos, esclarece que o objectivo do estudo é conjugar as duas funções disponíveis, e não abandonar o ecoponto por completo, já que este «é mais adequado em certos locais, como nas grandes superfícies urbanas, onde a recolha porta a porta é menos eficaz».

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/425

1 Comentário

Acho um óptima ideia. Julgo que existem outras que se poderiam ponderar, seguindo o exemplo de Curitíba (acho eu) onde, em troca de determinado volume de lixo separado, o cidadão recebe uma senha para uma viagem de autocarro. Desta forma incentiva-se a separação de lixo e a utilização de transportes públicos.
Deixo também um convite: visitem este site (http://www.myfootprint.org/) e vejam qual a vossa pegada ecológica. Tem a opção para português.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38