O Poder da Água, IV

| 2 Comentários | No TrackBacks

Comunicado do PS publicado no Diário de Leiria a 17 de Setembro de 2004:

PS contesta ampliação da concessão do fornecimento de água
Os vereadores do PS de Ourém contestaram esta semana, em comunicado, o aumento do prazo e do custo do preço da água no concelho concessionado à empresa Compagnie General des Eaux (CGE).
Em causa está a proposta da CGE em aumentar o tarifário da água (ainda não determinado) e o prazo do contrato, de 25 para 31 anos, para fazer face aos investimentos na renovação da rede de fornecimento ao concelho.

O PS considera que se verifica uma «má qualidade do serviço prestado pela CGE e pela câmara», com vários cortes no fornecimento e sem «qualquer compensação (aos munícipes) por esta gestão desgovernada». Os socialistas acusam a maioria social-democrata de negligenciar a fiscalização das obras da CGE, que implantou a rede de água em «tubagem não adequada» para a pressão exigida e em alguns casos com dimensão reduzida.
«A rede foi dimensionada sem olhar o futuro como quase tudo neste concelho», considera o PS, que propõe uma posição mais interventiva da Câmara na sua relação com a CGE, com «cláusulas penalizadoras para a empresa quando não cumpre o fornecimento de água com qualidade às populações».
Confrontado com estas críticas, David Catarino, presidente da câmara de Ourém, lamentou a posição do PS sobre uma proposta de negociação que ainda não recebeu o aval do Executivo municipal. «Isso ainda não está aprovado e é cedo para tirar conclusões desse género», afirmou o autarca.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/373

2 Comentários

A água é um direito não uma mercadoria! Todas as soluções privatizadoras do sector representam retrocessos civilizacionais nos direitos dos cidadãos de acesso universal á água, controlo democrático e solidariedade geracinal.
Apesar das forças envolvidas no processo de privatização serem muito poderosas é possivel travar este retrocesso, que atenta contra os direitos colectivos. Os cidadãos devem organizar-se. Gostaria que todos soubessem que existe um movimento mundial de cidadãos que trava por todo o mundo esta luta e em Portugal tb., juntem-se a nós (Associação Água Publica, http://aguapublica.no.sapo.pt) visitem o site para mais informação sobre a situação nacional. Recomendo tb a todos o site da Public Citizen (USA) em www.citizen.org/cmep/Wate/activist para conhecimento da situação mundial e do Activists' Guide to Fight Water Privatization (textos em Inglês e alguns em Castelhano).
Todos os cidadãos de Leiria devem lutar contra

A captação, tratamento e distribuição da água custa dinheiro.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38