O preço de nada

| 6 Comentários | No TrackBacks

Vi uma factura da Compagnie Générale des Eaux. O consumo de água do cliente, entre Março e Agosto deste ano, foi zero. Mas o valor da factura roçava os 15€.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/344

6 Comentários

Devem ser as taxas do 'tratamento da água'. É tal e qual a taxa pelo aluger do telefone à PT, paga-se uma quantia fixa quer se consuma ou não. Não quero comparar o serviço de água com o de telefone, são coisas diferentes. O que interessa na questão da água, é a relação entre qualidade e o que se paga. Se o aumento da conta da água tem aumentado por causa do aumento das taxas do seu 'tratamento', devia-se notar algo na sua qualidade não? Mas existe cada vez mais gente a queixar-se precisamente do contrário. Curioso. Como última nota, a Compagnie Générale des Eaux é das poucas empresas que entrega as análises de água com assiduidade às autoridade competentes ligadas ao Ministério do Ambiente. Queria ver era o resultado desses testes quanto à qualidade da água fornecida no concelho e a sua evolução.

Outra questão que me esqueci de referir. O serviço de água (canalizada) é um monopólio das câmaras municipais. O consumidor final (todos nós) se acha que está mal servido, não pode contratar outra empresa que lhe providencie outra água. É por isso que a gestão da água tem que ser feita com a máxima atenção pelos seus custos e sobretudo, qualidade. Por ser um bem de sobrevivência. É que se não for assim, ainda voltamos aos camiões cisterna. Se a câmara entregou a gestão e fornecimento da água canalizada a uma empresa, é porque chegou à conclusão que esta prestaria melhor serviço do que uma empresa municipal ou a própria câmara. Mas isso não impede que esta empresa seja fiscalizada e observada pelos serviços que presta aos locais, aos que pagam impostos e aos que pagam as taxas e facturas.

Qualquer dia é assim: "Não consumiu água porque não quiz... ela estava lá!!" :)

Também já tive várias dessas.
Mas mais grave ainda...
É que, apesar de nada consumir, já tive várias ameaças de que me cortavam a água por o contador estar dentro de casa e eles não poderem confirmar.
São mesmo arrogantes monopolistas!

primeiro que tudo quero dizer que a água deveria ser, das 4 fontes de que dependemos em absoluto (água; electricidade; gás e internet), a de maior custo, pois é um bem escasso e com tendência a ficar cada vez mais escasso, embora quase nunca pensemos nisso.
dito isto, fui ver a factura dos meus pais, por curiosidade. em primeiro lugar, usam o consumo bi-mensal para calcularem os escalões mensais, o que naturalmente resulta em escalões mais altos (além de ter quase a certeza que isto é ilegal). depois há as taxas fixas e variáveis. às fixas nada a apontar, mas é no mínimo um desrespeito não ser explicado como são calculadas as variáveis.
o resultado: em lisboa, uma das cidades mais caras da europa, pago menos pela água, e sem interrupções de serviço que me lembre em 8 anos. mas também não percebo por que raio ninguém questiona as prácticas da empresa concessionária no local indicado: um tribunal. o povo é sereno...

Caros vizinhos
A questão da factura da água é questão anunciada. Desde Novembro. É ir ver as actas da Câmara e da Assembleia Municipal. Bem procurei deslindar as contas e lá me aproximei do que estava para vir e achei escandaloso. Fui à Assembleia Municipal, em Dezembro, com estudo que foi mal recebido, e resposta indisposta da Câmara. Confirmei as contas, participei na elaboração de 4 comunicados da concelhia do meu Partido entre Dezembro e Março e, agora, está aí o que resulta das decisões do executivo com a aprovação da Assembleia Municipal. E é "coisa grossa". Mas quando existem estruturas democráticas, para onde elegemos os nossos representantes é lá que devemos começar, atempadamente, a procurar corrigir... antes que seja tarde. Aliás, confesso que me desagrada um pouco o hábito tão português das "sopas depois de almoço" ou de se chorar sobre o leite derramado quando se podia evitar que ele se entornasse...
Voltarei a este tema das águas e dos lamentos.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38