Região em Promoção... ou talvez não

| 5 Comentários | No TrackBacks

Segundo notícia do Jornal Região de Leiria de 13 de Agosto de 2004:

Hoje, sexta-feira, e ainda no próximo dia 19, o ICEP vai estacionar em Fátima um camião promocional com o objectivo de mostrar a região aos turistas que afluem a Fátima.
O veículo vai estar estacionado no parque n.º 10 do Santuário de Fátima, no período compreendido entre as 11 e as 21 horas.

Espero que a 'Região' mostrada aos turistas também inclua alguma coisa do concelho de Ourém sem ser Fátima. O que é feito da promoção do Castelo de Ourém? Lembro-me das feiras medievais e a habitual viasacra na Páscoa (que foi um sucesso). Existirá um roteiro turístico do concelho que passe pelas Pegadas de Dinossauro, castelo de Ourém, Agroal , etc ... ? Ou a maioria só sabe que existe Ourém pelas placas da A1 ou leu algures que existe uma piscina sacra ilegal junto ao Castelo? Se um turista for a um posto de Turismo em Fátima, que informação é que lhe fornecem sobre Ourém, concelho? Que se gostar de golfe pode ir visitar a D. Mécia a Caxarias? Perguntas pertinentes ou sem importância?

Por curiosidade, fui ver o que o ICEP recomendava para a localidade de Ourém através do site de promoção PortugaInsite:

Ourém. O seu nome terá tido origem na época da ocupação árabe, à qual remonta a lenda da princesa moura Fátima, que se apaixonou por um cavaleiro cristão e mudou o seu nome para Oureana.
De certeza sabe-se que no séc. XII, o castelo foi tomado aos mouros por D. Afonso Henriques, ficando a ser conhecido pelo nome de Aurem. Sob o domínio cristão foi remodelado, e transformado no actual castelo de planta triangular, que actualmente é usado para banquetes medievais e encenações que recriam tempos passados.

Nas redondezas, destaque para o Santuário Mariano de Fátima, alvo de grandiosas peregrinações nos dias 13 de cada mês, e para o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, onde se conservam diversas espécies endógenas tanto vegetais como animais.

Destaque ainda para a gastronomia da região, em que se salientam os pratos típicos confeccionados com carneiro, cabrito e coelho, os Bolos de Arco de Ourém e os Vinhos regionais que se podem apreciar na Adega Cooperativa.

Depois, seguindo as recomendações do ICEP:

Onde ficar: tradicional oferta de hotéis... de Fátima. Excepção: Pousada Conde de Ourém, Quinta da Alcaidaria-Mor, outras Quintas de Turismo Rural e..... Pensão Ouriense, Residencial de 3ª categoria).
Onde comer: 4 restaurantes em... Fátima, 1 no Olival.
O que ver: Capela das Aparições, Santuário, Museu de Arte Sacra, Museu de Cera, Museu Etnográfico de Aljustrel, Santuário de N Sra da Urtiga.... tudo em Fátima. A excepção é o Castelo de Ourém, que é o único na lista que não tem qualquer contacto telefónico. O que vale é que existe o contacto do Posto de Turismo de Ourém.
À noite: rigorosamente nada. A população gosta de se deitar cedo.

Conclusão: para o turista que não conhece a zona, apercebe-se que o concelho de Fátima também tem um castelo bonito, ali para os lados de Ourém. Por curiosidade, se formos ver a oferta de Fátima é rigorosamente igual.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/307

5 Comentários

Eu concordo consigo fred, pois esta "Região" parece que só pretende apostar na Rota do Vidro. Este castelo é segundo muitos visitantes "dos mais bonitos de Portugal" e por isso merecia toda a atenção das entidades reponsáveis pela sua divulgação. Na minha opinião essas entidades não sabem aproveitar este potencial como também ainda não perceberam que é preciso aproveitar o imenso afluxo de turistas que visitam Fátima todos os anos. É só fazer as contas: bastasse que 10% dos visitantes que se desloca até Fátima fizesse também um desvio até ao Castelo e as coisas já seriam bem diferentes...
Contudo, como técnica d turismo desta região, devo também dizer-lhe que no posto de Turismo de Fátima poderá encontrar um folheto do Concelho de Ourém assim como um folheto intitulado "Roteiros na Natureza" onde metade dos roteiros se situa no nosso concelho.

Cara Sof, é precisamente aí que queria chegar. Na minha humilde opinião, nunca foi aproveitado o fluxo de Turismo a Fátima para promover o concelho, e nomeadamente o Castelo de Ourém. É mais uma prova que temos um concelho a duas velocidades, a de Fátima e a do resto. Por alguma razão a Região de Turismo se chama Leiria-Fátima e não Leiria-Ourém. É óbvio que Fátima terá sempre um peso turístico muito acima do resto do concelho, já que a componente religiosa o torna assim. É um dos locais cristãos mais visitados na Europa e no mundo. No entanto, continuo a insistir que o Turismo no concelho não pode ser apenas religioso. E Fátima, que obfusca por completo o resto do concelho, pode ser aproveitada para a promoção do mesmo, pode até ser uma vantagem. Só que não vejo isso a ser feito. Já aqui o disse por várias vezes e volto a insistir: o concelho de Ourém está em processo de Fatimização à muito tempo. O facto da cidade de Ourém ser a sede municipal, digamos assim, é irrelevante. O protagonismo e dinamismo no concelho vem de Fátima (no que tem de bom ou mau). Ourém e sobretudo o norte do concelho, continuam à parte, outra velocidade, a média de idades também mais acima. E qual a solução dada pelo poder local? Fatimize-se o concelho. O episódio de dar o nome do Campo de Golfe de Fátima na localidade de Caxarias é exemplo disso. Não estou a desvalorizar as pessoas do resto do concelho que mostram o seu valor, criam empresas e também criam emprego, às vezes em dificuldades, mas falta um fio de rumo, uma estratégia para que o concelho num todo se consiga desenvolver. Eu que era contra a criação do concelho de Fátima nos últimos tempos, mudei de opinião. E sou a favor. Porquê? Evitava a fatimização do concelho de Ourém. Evitava que se dormisse à sombra de Fátima. Evitava por exemplo que quando se falasse na oferta de camas no concelho, se dissesse que a de Ourém era a maior do distrito de Santarém, esquecendo-se de dizer que a maior parte é em Fátima (Ourém tem uma Pousada Excelente no Castelo, mais nada. Hoteis no concelho, só em Fátima). Fátima tem características muito específicas que sendo tratadas pelos próprios fatimenses, libertava muita chatice à administração. O fluxo de impostos também baixava (pois, temos aí uma chatice). Mas agora pergunto, se o peso dos impostos pagos em Fátima é assim tão grande, também vão querer o reverso da medalha. Não há almoços de borla, lá isso é verdade. Fatimizar não, aproveitar Fátima, sim.

je suis trop d'accord avec vos truks lá, comment ça fátima c'est mieux k Ourém???

Pas bien les méks!!!1

A culpa disso tudo, do facto de Fátima encontra-se "acima" de Ourém, no que diz respeito ao Turismo, é simplesmente do proprio Concelho, que nao elabora nenhum plano estrategico para promover Ourém e os seus recursos. Por isso, e na minha opiniao, nao ha que criticar a "localizaçao" de Fátima quanto a sua vasta oferta de hoteis, restaurantes, entre outros.
Ha sim, dar valor a isso, e criar condiçoes para que a cidade de Ourem, se torne numa zona com turismo.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38