Ourém na Rota dos Dinossauros

| Sem Comentários | No TrackBacks

Sobre o turismo no concelho e retomando a conversa aqui feita, surge uma boa notícia no Público de hoje, 22 de Agosto:

Sete câmaras municipais, seis regiões de turismo, o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC), a Associação de Desenvolvimento desta área e outros quatro organismos públicos vão participar num projecto transnacional que pretende criar uma "Rota dos Dinossauros".
A iniciativa vai ser candidatada a apoios do Programa Operacional do Sudoeste Europeu (Interreg III-B) e do PICTUR (programa comunitário de apoio ao turismo) e deverá envolver, na sua componente portuguesa, investimentos da ordem dos 500 mil euros.
O projecto da "Rota dos Dinossauros" envolve também jazidas de pegadas descobertas em Espanha e em França e prevê a integração de uma dezena de sítios arqueológicos portugueses. Entre eles destacam-se os vestígios detectados na pedreira do Galinha (concelho de Ourém), no Vale de Meios-Alcanede (Santarém), no cabo Espichel (Sesimbra) e em Carenque (Sintra).

O Museu da Lourinhã (concelho onde foram descobertos vários vestígios de dinossauros) também vai ser um parceiro do projecto, oferecendo a maior colecção de fósseis de dinossauros do país, com realce para os ovos e embriões desses animais encontrados no concelho.

O objectivo é desenvolver trabalhos de preservação, musealização e divulgação das pegadas de dinossauros, promovendo a organização de roteiros específicos de visita.

A Câmara de Santarém aprovou, na sua última reunião, por unanimidade, a participação nesta candidatura.

O vereador socialista Manuel Afonso explicou que o projecto pode ser muito interessante para a promoção desta temática em termos turístico e adiantou que se espera que os programas comunitários venham a assegurar 60% dos investimentos previstos.

Rui Barreiro (PS), presidente da edilidade escalabitana, acrescentou que, para além da criação de condições para a recepção de turistas, poderá ser instalado um centro de interpretação próximo das pegadas de Alcanede.

No entender do autarca, o projecto poderá ser "uma mais-valia" para o concelho.

Para além das câmaras municpais e das regiões de turismo, o projecto, dinamizado em Portugal pelo Parque Natural, envolverá o Museu de História Natural, os institutos portugueses de Arqueologia e do Património Arquitectónico, o Instituto Geológico e Mineiro e a Associação de Desenvolvimento das Serras de Aire e Candeeiros. J.T

Update: mais informação no Jornal de Leiria:

A Associação de Desenvolvimento das Serras de Aire e Candeeiros, a Câmara de Ourém, o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e a Região de Turismo Leiria/Fátima são alguns dos parceiros do projecto de criação de uma rota dos dinossauros, que deverá ser constituída no final do ano.
Pelo que o JORNAL DE LEIRIA conseguiu apurar, a rota incluirá os principais registos de dinossauros existentes em Portugal, Espanha e França, o que permitirá apresentar uma candidatura ao programa comunitário Interreg, destinado a apoiar iniciativas transnacionais.
A rota dos dinossauros portuguesa será formada pelo Monumento Nacional das Pegadas dos Dinossauros, mais conhecido por “pedreira do Galinha”, pela pedreira de Vale de Meios, Lourinhã, Parque Natural de Sintra/Cascais, Carenque e Cabo Espichel. “A ideia é a partir desses registos patrimoniais para dar a conhecer outros pontos turísticos da região – culturais e naturais – nessa envolvente, dando uma leitura integrada do património”, explica uma fonte ligada ao processo.
Miguel Sousinha, presidente da Região de Turismo Leiria/Fátima, confirma que, além deste projecto permitir pôr no mapa alguns monumentos únicos no País e no mundo, contribuirá para atrair mais turistas à região e aumentar as receitas da economia local. O contributo da Região de Turismo será sobretudo ao nível da divulgação e promoção da rota.
Além de os responsáveis pelo projecto estarem a preparar uma candidatura ao programa Interreg, a rota dos dinossauros poderá ainda ser apoiada pelo projecto nacional Pictur, cujas verbas se destinam a projectos turísticos. No total, estima-se que o valor do investimento total seja na ordem dos 500 mil euros.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/311

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38