Novo mercado

| Sem Comentários | No TrackBacks

feira-ourem.jpg

Segundo notícia do Jornal Região de Leiria:

A Câmara Municipal de Ourém não está a ponderar diminuir o valor das taxas cobradas aos feirantes que, semanalmente, vendem no mercado de Ourém. Apesar das condições em que o fazem terem mudado substancialmente devido às obras do Parque Linear, na zona ribeirinha da cidade. Ângela Marques, chefe de gabinete do presidente da Câmara de Ourém, diz que essa será uma decisão da edilidade, mas até ao momento não houve pedidos nesse sentido. No entanto, alguns comerciantes manifestam-se descontentes com a situação a que agora são obrigados a passar todas as quintas-feiras. “Sabíamos que iriam decorrer obras, mas já viu as nossas condições?”, pergunta uma vendedora de roupa que acrescenta: “estamos na estrada, o trânsito está sempre a passar e os clientes têm de se desviar dos carros”.

Para minorar os problemas de trânsito decorrentes das alterações recentemente impostas no espaço de feiras e mercados da cidade de Ourém, a Câmara Municipal tem em funcionamento um autocarro urbano que faz um percurso pré-estabelecido de diversos pontos da cidade ao mercado.

Outro vendedor, oriundo de Pombal, mostra-se, no entanto, satisfeito. “Temos mais espaço aqui”, comenta o feirante, cuja “banca” está próxima do cine-teatro municipal.

Ângela Marques reconhece que, apesar das alterações, há vendedores agradados por terem mais espaço de venda. “Estão na rua e, por isso, acabam por ganhar mais”, precisa.

A responsável admite, todavia, que durante o período do Inverno as condições serão mais penosas, quer para vendedores, quer para compradores.

Ângela Marques diz que os maiores problemas se relacionam com o trânsito nas artérias que agora foram cedidas aos feirantes, mas refere que essa situação é agora mais notória devido ao regresso de milhares de emigrantes.

A chefe de gabinete do presidente da Câmara de Ourém acrescenta que esta situação vai manter-se até Junho de 2005, data em que se prevê a conclusão do Parque Linear.

Para minorar os problemas de trânsito decorrentes das alterações recentemente impostas no espaço de feiras e mercados da cidade de Ourém, a Câmara Municipal tem em funcionamento um autocarro urbano que faz um percurso pré-estabelecido de diversos pontos da cidade ao mercado.

Este autocarro, que funciona ininterruptamente entre as 7 e as 13 horas todas as quintas-feiras, é gratuito e manter-se-á em funcionamento até à conclusão das obras do Parque Linear. O seu objectivo é o de descongestionar a zona de feiras e mercados, deixando mais espaço livre para os compradores e feirantes.

O mini-bus tem o seguinte percurso: Rua Neves Eliseu, Rua Francisco Sá Carneiro, Rua de Santa Teresa de Ourém, Avenida D. Nuno Álvares Pereira, Rua 1.º de Dezembro (estrada de Caxarias), Rua Armando Reis Vieira, Rua Justiniano da Luz Preto e Rua dos Álamos, regressando à Avenida D. Nuno Álvares Pereira e depois à Rua dos Bombeiros Voluntários de Ourém. O percurso faz paragem nos seguintes locais para recolher ou deixar passageiros: centro de saúde, repartição de Finanças, cruzamento de Vale de Aveleira, bombeiros, rodoviária, corte para o Centro de Negócios, paragem de autocarros do ciclo preparatório e no espaço frente à ImOurém.

PSP reforça. Jorge Anastácio, da Polícia de Segurança Pública de Ourém, explica que, dadas as mudanças ocorridas no local, a PSP tem reforçado o policiamento, mas recusa-se a revelar o número de agentes envolvidos. “É o número de efectivos que julgamos conveniente”, diz.

O responsável sublinha que não tem havido problemas e que as situações que obrigam à intervenção por parte da polícia são as que se reportam à fluidez do trânsito e à ausência de estacionamento.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/305

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38