Capela de S. Sebastião

| 2 Comentários | No TrackBacks

Finalmente, parece que vão recuperar o que resta da Capela de S. Sebastião. Sempre que passo pela estrada em direcção a Ourém, vindo de Fátima, vejo ao longe a capela e questiono-me como é que deixaram chegar aquilo a um estado quase de ruína total? Lembro-me de um dia, quando era miúdo, ter passado por ali de bicicleta e ter 'descoberto' a capela num novo trilho que fazia nas encostas do Castelo e já na altura fiquei triste pelo desleixo a que se chegou na conservação e respeito do património. E desde então que tenho tentado saber de mais alguma coisa. Quem terá construído a capela? Em que ano? De quem era? Propriedade privada? Do Estado? Da Câmara? Ora, segundo o que consta na Acta nº 13, de uma Reunião Privada da Câmara em 29 de Março de 2004, a Capela de S. Sebastião foi doada pela Sociedade Castro & Melo à Câmara Municipal de Ourém. Passo a citar (desculpem as maiúsculas, mas é como está escrito na acta):

NA SEQUÊNCIA DE DELIBERAÇÃO TOMADA EM REUNIÃO DE 22, DE DEZEMBRO ÚLTIMO, A CÂMARA DELIBEROU, POR UNANIMIDADE:
PRIMEIRO - ACEITAR O PRÉDIO ABAIXO INDICADO, DOADO PELA CASTRO & MELO, SOCIEDADE CIVIL: “CASA DE R/CHÃO PARA CAPELA COM A SUPERFÍCIE COBERTA DE 229 M2 E LOGRADOURO DE 171 M2, SITO EM S. SEBASTIÃO, FREGUESIA DE ATOUGUIA, A CONFRONTAR DO NORTE COM CAMINHO, SUL COM CASTRO & MELO, NASCENTE CASTRO & MELO E POENTE COM MANUEL CARRASCO, NÃO DESCRITO NA CONSERVATÓRIA DO REGISTO PREDIAL DE OURÉM E INSCRITO NA MATRIZ PREDIAL URBANA SOB O ARTIGO MATRICIAL N.º 3206 DA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DAS MISERICÓRDIAS”.
SEGUNDO - CONCEDER AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE OU A QUEM SUAS VEZES LEGALMENTE FIZER, OS NECESSÁRIOS PODERES PARA OUTORGAR A RESPECTIVA DOAÇÃO.
TERCEIRO - COMPROMETER-SE A:
- RECUPERAR A CAPELA DE S. SEBASTIÃO, PARA QUE ALI SE POSSA PROCEDER AO CULTO RELIGIOSO, DILIGENCIANDO TAMBÉM PELOS MELHORAMENTOS NO LOGRADOURO DA CAPELA.
- DISPONIBILIZAR O LOCAL À PARÓQUIA DE ATOUGUIA, PARA QUE ALI SEJA PROMOVIDO O CULTO RELIGIOSO.
- COLOCAR UMA PLACA COM A MENÇÃO DA OFERTA DO IMÓVEL POR PARTE DA SOCIEDADE CASTRO & MELO.

A Capela de S. Sebastião faz parte do Património Religioso de Ourém, e gostava que fizesse parte do arquivo fotográfico do site da Câmara Municipal de Ourém em outro estado, restaurada, e sem a menção de 'Processo de recuperação em andamento' durante anos. Antes que aquilo caia de vez. Já agora, aproveitei e reduzi as imagens da Capela para que possam ser vistas por quem não tenha Banda Larguíssima. Imagem 1, 2, 3 e 4.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/190

2 Comentários

Só acredito quando vir o estaleiro montado e a laborar em volta da referida Capela...

sou frontalmente contra a recuperação que vão proceder na capela! Aposto que vai sair uma coisa horrível e sem gosto! já ninguém tem amor a ruínas?!'! deixem o tempo passar... é disso que se constróia a memória de um povo!, mas um destes dias farei um post com as razões da irracionalidade e demagogia da recuperação-casa-da-barbie-que vão fazer!

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38