O nome e a coisa

| 4 Comentários | No TrackBacks

Segundo a última edição d’O Ribatejo (n.º 963, 15.Abril.2004, p. 15), o Registo Nacional de Pessoas Colectivas recusou a denominação «Fátima Golf Club» proposta pelo município para o green de 18 buracos - e respectivas instalações - a construir em Caxarias. Ainda assim, de acordo com o referido semanário, David Catarino “insiste que o nome da empresa tenha mais a ver com o santuário [de Fátima] do que com a localidade onde irá ficar instalado o campo de golfe”. Compreende-se que exista a pretensão de explorar a «marca» Fátima. Pois é uma «etiqueta» facilmente reconhecida pela generalidade das pessoas e, portanto, um elemento que permite dar visibilidade à «coisa». Em todo o caso, esse facto não deve iludir um outro. A atribuição do «rótulo» Fátima a um empreendimento localizado em Caxarias induz em erro, engana. Aliás, isso já acontece com a estação (ferroviária) de Fátima. Para além disso, convém ter presente que não é vital, ou sequer necessária, a associação do «nome» Fátima ao campo de golfe de Caxarias. Existem campos de golfe noutras localidades – Belas ou Aroeira, por exemplo - cuja firma não explora qualquer associação a localidades próximas e mais reconhecidas. Fundamental é que o projecto seja de qualidade. Se o for, ele será reconhecido. Qualquer que seja a denominação.

Post-scriptum (cínico), convenhamos, um campo de golfe em Caxarias tem tanto a ver com o santuário de Fátima quanto o Castelo de Ourém tem a ver com uma plataforma petrolífera no Mar do Norte ou com a estação orbital Mir.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/149

4 Comentários

A maioria dos estrangeiros que visitam Portugal para jogar golfe são de origem inglesa, como tal "praticantes" do cristianismo na versão anglicana.
Por sinal, os anglicanos "gostam" tanto de Fátima como nós gostamos de apanhar tareia, pelo que a bem do bom aproveitamento dos investimentos a fazer no concelho, deve-se compor um hino de louvor em honra do Registo Nacional de Pessoas Colectivas.

Porque não "Ourém Golf Club"? Deixem Fátima onde está e façam lembrar que é a Ourém que Fátima pertence. Projectos de qualidade sim, mas não se esqueçam de desnvolver Ourém, que bem precisa!

Campo de golf parece actualmente o Satuário de Fátima, só não sei se tem 18 buracos...

A escolha do nome 'Fatima Golf Club' para um Campo de Golf de Caxarias é mais um indício do processo de 'fatimização' do concelho de Ourém. Agora, nunca entendi o que é que o turismo religioso tem a ver com golf. Parece-me bem a sugestão do nome Ourem Golf Club e até Caxarias Golf Club também iria facilmente ser aprovado pelo RNPC, mas não é um nome sonante no que diz respeito ao marketing.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38