O (des)gosto

| 12 Comentários | No TrackBacks

As festas do município de Constância encerraram, ontem, com um concerto de Sérgio Godinho, seguido de fogo de artifício. Nas festas do município de Ourém o nome mais sonante do cartaz é o de Ágata. Para uns a diferença reside no gosto. Para outros reside no desgosto.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/145

12 Comentários

Quem é que costuma ir às festas do município? Sexagenários? Imigrantes? É que se calhar, a Ágata e outros cantores denominados 'pimba' é a única coisa que conhecem (e gostam), tal como os organizadores. Não estou a justificar nada, só estou a constatar.

E enquanto os programas das festas continuarem a ser o que são vai continuar a ser assim, sexagenarios, imigrantes e alguns mais (que merecem tb estas festas e tb têm o direito a ter esses gostos).
Mas será que Ourem não tem publico para concertos dedicados a gente mais jovem e com outros gostos musicas? Eu acho que tem. A ver pela quantidade de jovens e alguns menos jovens que se deslocam para Leiria e para Tomar na altura das semanas do caloiro e semanas académicas.
Esta situação é só mais uma prova de que em Ourém nada se faz para "prender" os jovens à sua terra. Ou será que porque grande parte da abstenção ser jovem, e se calhar são muitos os jovens que não votam laranja, não o merecem?

Só falta a tourada...

... e algém que enfrente os touros. De caras.

Pois, sou jovem, de longe de Ourém, e só desde que namoro com o meu actual namorado comecei a conhecer Ourém. Os pais dele são de Seiça, quando queremos descansar, é para aí que vamos... Mas confesso que sendo eu de Cascais, sinto falta de algo mais que o descanso. Ou não conhecemos, ou não existe... Mas gostava de conhecer animação mais direccionada para os jovens em Ourém... Pelo que percebi, cinema só ao fim-de-semana, portanto quando temos folga durante a semana e vamos a Ourém aos dias de semana estamos ainda mais limitados... Gosto muito da zona, ou vou aprendendo a gostar, pois faz-me lembrar a cidade transmontana de Macedo de Cavaleiros, de onde é oriunda a minha mãe, mas se eu não começar a descobrir algo que me ocupe um pouco do tempo em Ourém, como existe em Macedo de Cavaleiros (com uma praia fluvial extremamente bem aproveitada, cinema a funcionar todos os dias, e lá está, uma vida académica muito rica) acho que as minhas idas a Ourém vão diminuir... Vou hoje à noite para Seiça, saiomos de Cascais à meia-noite, depois do trabalho, desta vez levamos amigos... Pessoas que pouca nopção têm da localização de Ourém, que lhes posso eu mostrar? Isto não é uma pergunta retórica... é realmente uma pergunta à qual gostaria que me respondessem... Se não for para esta vez talvez para uma próxima... Ja pesquisei muito, e encontrei uns destinos engraçados para quem vai conhecer... Mas e se os meus amigos gostarem de ir dar uma volta à noite... onde os posso levar? Desculpem a invasão do vosso blog... mas começo a identificar-me cada vez mais com essa terra que é vossa, e começa a ser cada vez mais um pouco minha... Não deixem que Ourém perca a juventude, pois se isso acontecer, Ourém pára... Fica estagnada...

Beatriz, Ourém não tem "vida" nocturna. Para si será mau... para mim é bom.

Caro Alfredo, então diga lá porque é que é bom para si Ourém não ter vida nocturna. Não confundir isso com os assaltos.

Caro Alfredo,
Caso não tenha reparado não pedi que me indicassem os pólos da vida nocturna, um café simpático bastava, poderia talvez ter evitado eu ter permanecido em casa com os amigos que levei. E já agora, defina vida nocturna, uma vez que isso talvez possa ajudar a que mais perguntas não sejam mal interpretadas, uma vez que se os meus amigos quiserem dar uma volta à noite, poderiam ter-me indicado talvez um café, um jardim ou qualquer coisa do género... mas obrigada na mesma pelo brilhante esclarecimento... se eu quisesse vida nocturna, ficava em lisboa, eu simplesmente não conheço a cidade e gostava que me indicassem algo.
Os melhores cumprimentos, Beatriz.

Beatriz, eu gostava de lhe indica uns quantos sítios, mas eles quase não existem. Conheço alguns simpáticos, mas desconfio que fechem cedo. Poderá visitar o célebre café/tasca da Ginginha, em frente à Igreja lá em cima, no Castelo. Em Ourém cidade, tem o Café Central e alguns cafés em frente ao jardim que com bom tempo fazem esplanada. Também tem a Esplanada que dá para as piscinas municipais, junto ao Restaurante dos Paços do Conde, fica ali por tás do cinema. Provávelmente esqueci-me de mais sítios mas quem os conhecer que avise. Também tem Fátima a 12 km, e existem mais cafés/esplanadas pelo resto do concelho mas que não creio se serão boa aposta durante a semana porque desconheco os horários ou dias de fecho.

Beatriz, para além das sugestões do Fred e das (implícitas) do Miguel, na entrada «Ourém visto de fora», permita-me uma outra: o café Rosmaninho, em Fátima, em frente ao BCP e junto à pastelaria Milano (também a experimentar). É pequeno, mas tem um ambiente simpático (para além de bolos às fatias). Tem um senão: julgo que não está aberto à noite.

Queria apenas agradecer as sugestões que me foram dadas. São destinos a guardar para uma próxima ida a Ourém.
Obrigada

A noite em Ourém?
Hum, deixa cá ver ... Podemos contar plos dedos de uma mão a nossa noite, ou não? A resposta é evidente, são poucos e de má qualidade os locais públicos de saída à noite da nossa kerida cidade. E pior? Bom pior, são os personagens (de sempre) que continuam (perceba-se lá pk) a frequentar os locais do costume. Meus caros, está na hora de acordar, para a vida, para a cidade e pla cidade... Assim não vamos lá. Aos que aí estão deixo o repto - Acordem e mexam-se.
Joana

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38