Chamem a polícia

| 3 Comentários | No TrackBacks

Segundo a última edição do Jornal de Leiria (n.º 1030, 8.Abril.2004, p. 7), a Câmara Municipal e a ACISO estão a estudar a hipótese de criar um corpo de vigilantes nocturnos. As áreas a patrulhar serão as zonas comerciais de Fátima e Ourém. Contra o vandalismo e o clima de insegurança que aí se vive, diz o presidente da ACISO. Para criar um bom ambiente nocturno, diz o presidente da Câmara Municipal.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/141

3 Comentários

Para começar, recrutem os ex-porteiros do D. Nuno e 22.

Mais a sério, se houvessem pessoas nas ruas da cidade depois do pôr do sol talvez não fossem precisos gorilas a guardar lojas.

Bem visto. De facto, Ourém é um deserto quando anoitece. E não é só durante a noite. É desolador sair à rua em Ourém num sábado à tarde. Só muito de vez em quando é que existe movimento, incluindo o tradicional sábado de manhã, onde ainda se vai comprar o jornal, beber o café ou tratar de afazeres pessoais que ficaram por cumprir. De resto, durante a semana, é o movimento habitual de quem vem das aldeias tratar da vida à 'Vila' ou trabalhar, quem passa pela Av. D. Nuno Álvares Pereira em viagem para outras localidades, ou o tradicional dia da feira, a quinta-feira. Não sou adepto da confusão, dos banhos de multidão, para isso basta ir a Fátima. Mas Ourém, podia ser bem melhor. É fácil falar, eu sei, mas muita gente gosta disso assim, e enquanto todos não tiverem consciência deste facto, a sede do Concelho vai morrendo. A verdadeira sede do Concelho é Fátima, que já ultrapassou Ourém em protagonismo (também não era difícil), vida, dinâmica e acontecerá também a nível administrativo e político. É só uma questão de tempo.

Fred, não é costume.Hoje, está pessimista.Ourém e Fátima devem conviver com a sua prória realidade. Uma, não é mais importante do que outra. O "modus vivendi" das suas gentes é que será sempre diferente. Ambas carecem de planeamento e isso, como aqui tem sido dito, não abunda pelas nossas paragens. E a realidade socio-económimica de hoje, exige esse planeamento.
Ourém, continuará a ter lugar nesta história já longa de mais de 800 anos. Aos 900 anos, não tenho dúvida, será mesmo diferente.
Fátima, continuará, normalmente, no seu caminho de emancipação e será sempre para o "pessoal da Aldeia da Cruz" agradecida e com ela iremos perder um pouco da nossa ruralidade. Factor comum a ambas. Do planeamneto efectivo surgirão duas cidades diferentes, onde todos possam viver com qualidade.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38