Agroal: projecto de requalificação

| 15 Comentários | No TrackBacks

agroal.jpg

Vão ser gastos 1 milhão de Euros na requalificação do Agroal. Update: Notícia do Público:

"A câmara já identificou os maiores problemas do local, que incluem a falta de ordenamento do território, degradação das zonas pedonais, desqualificação da praia fluvial, falta de unidades de apoio aos banhistas, edifícios por requalificar, poucas unidades de alojamento e grande resíduos sólidos urbanos durante a época alta.

Para contrariar a degradação progressiva do espaço, a câmara pretende instalar um parque de merendas, regularizar as margens do rio, criar novos espaços verdes, um parque infantil, um anfiteatro na encosta rochosa, bem como requalificar os equipamentos existentes. Além disso, quer construir um novo parque de estacionamento com capacidade para seis dezenas de viaturas.

Além da requalificação das pontes pedonais sobre o Nabão, o projecto contempla a criação de uma ampla zona pedestre nas margens, a recuperação de uma nora e o aumento da iluminação em toda a zona."

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/86

15 Comentários

Eu já li esse projecto de requalificação, até areia vai ter !!! Estas autarquias não passam de lançadores de foguetes ainda por cima manetas...

Mais um mega projecto para a gaveta. Para se juntar com o outro projecto (o mais absurdo que já vi) do golfe em Caxarias.
Para quando a renovação? Mas onde está a oposição em Ourém???

è natural que surjam projectos de milhões... Falta pouco para as Eleições Autárquicas e os Autarcas têm de mostrar obra. Nem que seja no papel. Depois dá sempre para fazer umas alterações de projecto e o mesmo ficar a aguardar mais uns anos...

Concordo totalmente com o "Gervásio",não temos um PS local suficientemente forte para ombrear com o poder instaurado.
Paulo Fonseca com as sua teorias da conspiração deitou fora uma oportunidade de ouro. E agora qual é o senhor que se segue? O "texugo"? conhecido entre a população como o "vaidoso"? Manda para os jornais felicitações a ele próprio??

Enfim cá se vai andandando com a cabeças entre as orelhas e quem vier a seguir que feche a porta!!!

KTM, o blog 'O Castelo' não se quer conotar com sites tipo 'Gaiteiro de Ourém', onde predomina o insulto, a especulação e o uso de alcunhas para referir pessoas. O uso de alcunhas e discussão de informação em anonimato é um direito que assiste a todos, mas não é esse o propósito deste blog. Em vez de dizer 'Texugo' não seria melhor referir António Gameiro? Não queremos que isto se torne um sítio ao estilo 'Carta Anónima feito por Compadres'. Cumprimentos.

Meu caro Fred, chamar "texugo" ao texugo para mim, não é nenhum insulto pois é assim que sempre o tratei desde os tempos de liceu em que estudamos juntos.
Já agora, se me permite (estou a tentar não falar à compadre, que o sou)devo felicitar o v/? blog, porque estão a fazer um serviço a Ourém espectacular. Continuem a dizer mal da nossa terra... é que de positivo em Ourém pouco se faz,(ver artigo "a história repete-se")!!!!
Quando é que deixamos este complexo mesquinho que somos piores do que os outros, tão típico do português?? Os oureenses dizem mal de Ourém, os de Tomar de Tomar, o português de Portugal.
Sinceramente não sendo nenhuma terra exemplar, adoro morar em Ourém, adoro viver em Portugal.
Até já...

Ok, pondo de parte a questão de não ofender a pessoa em questão por já se ter tornado um apelido de infância e entre amigos, a pessoa em questão não deve gostar muito que se fale no 'texugo' quando se fala num membro de um partido político. Numa qualquer campanha eleitoral fictícia não creio que iria colocar-se o 'Vote Texugo' ou 'Texugo, por Ourém'. Sobre a sua crítica ao meu artigo: 'A história repete-se', e segundo a sua opinião, não estou a prestar um serviço a Ourém por ter relembrado apenas e (segundo a minha humilde opinião) o pouco que se faz em Ourém. A criação deste blog foi feita com base em fazer algo por Ourém. Se em Ourém tudo fosse belo, era como viver no paraíso. Só que não é. Muita coisa está por fazer na nossa terra. Muita mentalidade atrasada ainda impera. Aqui qualquer um é livre de expressar as suas opiniões. Não nos quer ajudar e nos revelar as suas para fazermos algo por Ourém e deixarmos o 'complexo mesquinho de mal-dizer' que nos leva a perder tempo neste tipo de conversas? Venham daí as idéias.

Não sei quem é a/o KTM. Não tenho que saber. Mas pergunto-me se a pessoa em causa, se se tivesse identificado inequivocamente, teria utilizado a expressão que utilizou para se referir ao António Gameiro. Seja como for, uma coisa me parece evidente e para além de qualquer disputa: qualquer pessoa tem direito ao seu nome. Pelo que o facto de alguém ter sido colega de uma pessoa no liceu não retira esse direito a tal pessoa.

Nunca pensei que ia ferir a sensibilidade de tanta gente. As minhas desculpas a todos, principalmente ao dr. António Gameiro.
(foi sem intenção)

Desde sempre se ouve falar da requalificação do agroal, lugar que qualifico de lindissímo mas onde não existem infraestruturas nenhumas. É uma pena... mas para quando?

Acabado de regressar do Agroal penso ser minha obrigação deixar uma palavra sobre este local paradisíaco.
A Natureza deu-nos um excelente paraíso com uma água purísssima e ainda por cima termal, excelente para inúmeras doenças que vão dos problemas epidérmicos aos estomacais, intestinais, etc.
Por outro lado os naturais destas cercanias procuram esta excelente piscina para lazer... e que saudável é ver crianças, adultos, homens, senhoras, etc. procurando o prazer destas águas.

Que pena o local estar tão abandonado em termos de iluminação nocturna, de limpeza e sobretudo segurança. Deua queira que amanhã não esteja a edilidade , o povo e alguma família a chorar um acidente naquelas tábuas escorregadias, nos degraus de acesso à piscina (uma verdadeira ratoeira) nas tábuas soltas da lado direito da piscina, nas pedras rudosas do muro atabalhoadamente cosntruído, nos buracos daquela ponte metálica (sem uma rede de protecção) e por onde circulam diariamente centenas de crianças e idosos.
Deus queira que amanhã não venha a edilidade chorar lágrimas de crocodilo porque por incúria não deu um mínimo de segurança àquele espaço.
No entanto vejo que há um projecto de milhões e não gastam um ou dois milhares de euros para, e enquanto, o projecto não avança, darem um mínimo de segurança àquele povo.

olá amigos,o agroal é um sitio lindo que já conheço à muito tempo.É sem duvida alguma um local que se deve proteger devido ao seu património natural(um pequeno paraiso).É fundamental que o agroal tenha o nosso respeito e admiração que começa por exemplo com um simples gesto o não deitar lixo para o chão,um gesto civico que infelizmente não existe em muitas mentes e que vai degradando ambientalmente muitos sitios do nosso pais.
É urgente mudar de atitude,pois pertence a nós manter o meio natural saudável e limpo para que as gerações futuras tenham o previlégio de usufruir e admirar como é exemplo o agroal.

Só espero que os projectos passem do papel... O Agroal, pelo espaço que constitui, quer em termos de beleza natural, quer a nível da qualidade das suas águas, é um espaço pessimamente explorado. Qualquer pessoa que tenha um pouquinho de visão empreendedora reconhece que é um espaço sub-aproveitado em multiplos aspectos. Qualquer um de nós que frequenta com alguma regularidade o Agroal já teve ideias sobre o que fazer para melhorar o local. Ideias não faltam, projectos (pelos vistos)também não... falta o mais díficil... implementar! E isso passa por um acordo entre as duas cidades sedes de concelho (para quem não sabe, o rio divide os dois concelhos). Só com esse acordo entre as duas instituições é que é possível fazer um projecto que seja de utilidade publica e que traga rendibilidade. Por isso aqui fica o meu apelo: entendam-se meus senhores pois todos ganham com esse entendimento. Todos mesmo, pois o Agroal é um chamariz, um ponto turístico capaz de atrair muita gente aos dois concelhos.
Saudações a todos.

Re: Agroal um solução adiada.

Caros amigos, já conheço o Agroal,seus problemas e promessas de requalificação, há 50 anos. O problema é dos merdosos dos políticos das câmaras de Ourém e de Tomar que nunca foram capazes de se entenderem quanto a esta situação. Por isso sou de opinião que o estado se devia sobrepor a esses merdosos e decretar o Agroal como um bem nacional e proceder à requalificação adequada por forma a que todo o povo pudesse usufruir dos benefícios dessa água maravilhosa. Mas infelizmente o estado também é política e como sabemos política é,pelo menos pelas nossas bandas,sinónimo de merdança.
Votos dum futuro melhor para o Agroal.
um tomarense

ESTAMOS EM AGOSTO DE 2007 O QUE JA FOI FEITO NO AGROAL.....

TANTOS PROJECTOS ....ESTEJAM CALADOS QUE ACERTAM MAIS.UM LEIRIENSE

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38