O futuro que acontece agora, i

| 1 Comentário | No TrackBacks


Um dos maiores problemas do ordenamento urbano contemporâneo, pelas suas incidências imediatas ou consequências futuras, está relacionado com o trânsito e o parqueamento automóvel. Em cidades de pequena dimensão, como Fátima ou Ourém, adensam-se os indícios desse problema. E há razões para alguma preocupação, no sentido em que é conveniente ter presente que o problema é difícil de resolver. Por várias razões. Existe uma concentração acentuada de estabelecimentos e serviços em determinados pontos. Muitas das edificações antigas – assim como algumas recentes – não possuem garagem. Os espaços públicos de parqueamento automóvel são reduzidos em número ou em dimensão. A aquisição de viatura própria tornou-se mais fácil. Não existe uma cultura de planeamento ou um sentido prospectivo, seja na sensibilidade da generalidade dos autarcas, seja nos serviços municipais. São necessárias, pois, soluções. E algumas dessas soluções implicam a transformação de hábitos e costumes arreigados, sentidos como direitos adquiridos, o que encerra sempre alguma dificuldade política. Isso, porém, não é um problema da dimensão do outro. Pois se existirem projectos cujos propósitos e resultados estimados são públicos e visíveis, a inércia tende a ultrapassar-se facilmente. Bem, confesso, não sei se em Fátima e em Ourém assim será. Seja como for, certo é que tanto numa cidade quanto noutra o parqueamento automóvel é já um problema. E esse problema nem se resolve por si mesmo, nem é sinónimo de qualidade de vida.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://mtng.marques.cx/mt-tb.cgi/37

1 Comentário

Tudo está dependente do planeamento!As obras inopinadas fazem parte do passado.Casa que não é ralhada, é sempre mal governadda, diz o povo...Parece um pouco do que vai acontecendo na Comunidade Oureense.Vejamos; a mudança que lentamente,muito a passo de caracol, vai sendo operada, no "mobiliário urbano", no centro da nossa Cidade, salvo melhor opinião, vai resultar em mais estacionamentos, em prejuízo do pedonal ambicionado, porque o planeamento não foi feito a sério.
Há dias, passando pelo vizinho concelho de Alcanena e na sua Sede, no jardim que rodeia a Câmara, deparei com um estacionamento subterrâneo,com uma entrada e saida automática,à semelhança do que é feito nos grandes "burgos".Questionei-me, porque é que em Ourém e em Fátima não se avançou para obras semelhantes a esta, em vez da mudança precipitada do "mobilário urbano" nas nossas duas cidades...e a resposta que veio do meu ìntimo foi esta:falta de planeamento e falta de uma Câmara onde devia haver ideias novas.

Actividade

Comentários Recentes

Mais Comentados

Arquivos

Flickr

Flickriver
Powered by Movable Type 4.38